
Espectrofotômetro UV/Visível 190-1100nm, Mono-Feixe, Banda Fixa 2nm, Visor Gráfico Modelo: BIO-T6U
Espectrofotômetro UV/Visível 190-1100nm, Mono-Feixe, Banda Fixa 2nm, Visor Gráfico – Modelo: BIO-T6U
Espectrofotômetro automático Uv/visível, monofeixe (Split beam), com visor gráfico, faixa de medição de 190nm até 1100 nm, para medições fotométricas, cinéticas, espectro de varredura, medições quantitativas e análise de dna/proteínas, largura da banda espectral fixa. Com as seguintes características:
APLICAÇÃO:
Este espectrofotômetro permite medidas de absorção baseadas em radiação ultravioleta e visível, possibilitando assim, a identificação de amostras orgânicas e inorgânicas, bem como, suas quantificações. Este equipamento pode ser utilizado em diversas atividades: Instituto de pesquisa; Laboratórios de Controle de qualidade; Indústrias Químicas e Farmacêuticas; Biotecnologia; Meio-Ambiente, Etc.
FAIXA DE COMPRIMENTO DE ONDA:
De 190 a 1100 nm.
BANDA DE PASSAGEM ESPECTRAL:
Banda de passagem espectral fixa em 2nm.
VOLUME DE LEITURA: Os volumes Máximo e mínimo de leitura no espectrofotômetro dependem do tipo de cubeta que esta sendo utilizada. Usando as cubetas apropriadas os volumes são os seguintes: Mínimo: 0.5 ml/Máximo: 3.5 ml
CAPACIDADE SUPORTE DE CUBETAS:
8 (oito)
AJUSTE DE COMPRIMENTO DE ONDA:
Em incrementos de 0.1nm.
ABSORBÂNCIA:
+/-0.3 a +/-3.0 Abs.
MODOS DE MEDICAO: Este equipamento possui cinco modos de operação:
1. MEDIÇÃO FOTOMÉTRICA: Utilizado para fazer as medições de absorbâncias ou transmitância, com comprimentos de onda fixos, estabelecido pelo usuário. .
2. MEDIÇÃO DE ESPECTRO (VARREDURA ESPECTRAL): Usada para fornecer as absorbâncias ou transmitâncias de todo o intervalo de comprimento de onda 190-1100 nm (Varredura).
3. MEDIÇÃO QUANTITATIVA: Usada para fornecer a concentração de determinado amostra.
4. ANÁLISE DE DNA/PROTEÍNAS: Usada para analisar pureza e concentração de amostras de DNA/PROTEINAS, em cubetas.
5. MEDICAO CINÉTICA: Usada para calcular as atividades das amostras após variações das amostras com o tempo. (VIA PC)
CALIBRACAO DA LINHA DE BASE (AUTOZERO):
Chamado de auto zero ou calibração da linha de base. Calibra (zera) o instrumento para uso, antes da leitura da amostra. Atua em conjunto com calibração automática da lâmpada de deutério que automaticamente calibra a intensidade de luz, garantindo um comprimento de onda estável de longa duração.
VISOR DIGITAL (DISPLAY):
Equipado com display de cristal liquido LCD de 128 x 64, com ajuste de brilho, apresenta on-line todos os parâmetros de teste, resultados dos testes, varredura do espectro e funções do instrumento.
TECLADO:
Teclado de membrana com 21 teclas, usado para controlar o operar do aparelho. As teclas estão assim divididas:
TECLAS DE FUNÇAO:
Usadas para ajustar os parâmetros do instrumento e para realizar operações.
TECLAS NUMÉRICAS:
Usadas para entrar um valor numérico nos ajustes dos parâmetros.
TECLAS DE EDIÇÃO:
Usadas para movimentar o cursor, alternar o dado que esta sendo mostrado, cancelar uma operação, confirmar uma operação, etc.
TECLAS DE OPERAÇÃO:
Usadas para ajustar o valor e zero, comprimento de onda, iniciar/parar uma medição, etc.
COMPARTIMENTO DE AMOSTRAS:
Compartimento de amostras totalmente selado para evitar respingos acidentais no sistema óptico, com capacidade para 8 cubetas de 10mm.
SISTEMA ÓPTICO MONO-FEIXE:
Sistema óptico selado com recobrimento em quartzo, baseado em monocromador mono-feixe (CT) com grade de difração holográfica tipo Czerny-turner (filtro de vidro oxido de hólmio), fornecendo um sistema de alta energia e resolução, com baixa perda de luz.
DETECTORES (FOTODIODO):
Detectores de diodo para os feixes de amostra e referência.
LÂMPADAS (FONTE DE LUZ):
A lâmpada de tungstênio-halogênio (para a região visível) e a lâmpada de deutério (para a região ultravioleta) trocam automaticamente de acordo com a faixa de comprimento de onda selecionada para medição. As lâmpadas são pré-alinhadas e substituíveis pelo usuário.
ESPECIFICAÇÕES DO SOFTWARE EXTERNO UVWIN(OPCIONAL):
Opcionalmente podera vir acompanhado com software para espectrofotômetros UV/VIS opera em sistemas Windows(R), com as seguintes características técnicas:
MÓDULO DE MEDIÇÃO FOTOMÉTRICA (SOFT. PC):
A medição fotométrica e a medição dos pontos pré- ajustados de comprimento de onda. Você pode selecionar múltiplos pontos e realizar um calculo simples do dado medido.
PARÂMETROS DA MEDIÇAO FOTOMETRICA (SOFT. PC):
Quando o modo de medição fotométrica for selecionado, os seguintes parâmetros podem ser ajustados: Comprimento de onda, Medições repetitivas; Modo atual de operação (Abs, %T, Es, Er, %R);Ponto de inicio das leituras; Formulas para cálculos; Caracteres; Display; Controle de qualidade; Limitações.
MÓDULO DE MEDIÇÃO DE ESPECTRO (SOFT. PC):
A medição do espectro e a varredura de uma faixa de comprimento de onda com um intervalo definido previamente. Como resultados temos a leitura de cada mudança de comprimento de onda no dado medido e mostra o gráfico em duas dimensões para análise e estudo mais detalhado.
PARÂMETROS DA MEDICAO DE ESPECTRO (SOFT. PC):
Quando modo de medição de espectro for selecionado, os seguintes parâmetros podem ser ajustados: Modo fotométrico da medição de espectro, Faixa de display, Parâmetros de varredura; Modo de varredura; Visualização do espectro; Armazenamento do espectro; Ampliação da escala após varredura.
MÓDULO MEDIÇÃO DE QUANTITATIVA (SOFT. PC):
Método de determinação pela comparação de valores medidos de padrões e amostras para calcular concentração. Usado para fornecer a concentração de determinado analíto.
PARÂMETROS DA MEDIÇÃO QUANTITATIVA (SOFT. PC):
Quando o modo de medição quantitativa for selecionado, os seguintes parâmetros podem ser ajustados:
Método de medição:
-Comp. de onda simples; Comp. de onda duplo; Comp. de onda duplo com coeficiente; Comp. de onda triplo; Derivada de primeira ordem; Derivada de segunda ordem; Derivada de terceira ordem; Derivada de quarta ordem.
- Número da amostra
- Medições em duplicada das amostras
- Curva de calibração: Equação da curva; Ordem da equação; Unidade de concentração; Intercepção de zero; Avaliação da curva; Método de calibração;
MÓDULO MEDIÇÃO CINÉTICA (SOFT.PC):
Cinética e uma medição da leitura continua a certo intervalo de tempo e display gráfico do dado medido. Este método e usado principalmente para observação da tendência de mudança da amostra com o tempo.
PARÂMETROS DA MEDIÇÃO CINÉTICA (SOFT.PC):
Quando o modo de medição cinética for selecionado, os seguintes parâmetros podem ser configurados: Modo fotométrico da cinética; Comprimento de onda; Faixa de display; Tempo: Unidade de tempo; Modo de display; Modo automático; Tempo de medição; Número de amostra; Intervalo de tempo; Modo de medição: Medição simples; Medição repetitiva; Medição automática; Incremento de tempo: Início/ Fim/ Incremento;
MÓDULO DE MEDIÇÃO DE DNA/PROTEÍNA (SOFT.PC):
Mede a densidade e pureza de DNA/Proteínas realiza analises através de diferentes métodos, em cubetas.
PARÂMETROS DA MEDIÇÃO DNA/PROTEÍNA (SOFT.PC ):
Quando a medição DNA/PROTEINAS for selecionada, os seguintes parâmetros podem ser ajustados: Dois comprimentos de onda para proteína DNA; Dois coeficientes de DNA; Dois coeficientes de proteína; Correção de background 320 nm;
MÓDULO GRÁFICOS (SOFT.PC): Possibilidade de gerar os seguintes gráficos:
- Análise do espectro: Grade do display; Escala da linha; Separação automática; Cor; Cor central; Cor da moldura; Preview; Default; Zoom; Distância medida; Ajustar a janela; Seleção de picos (procura automática); Seleção de vales (procura automática); Limites; Leitura do espectro;
Leitura da tela; Cursor; Ajuste horizontal e vertical; Curva; Combinação de espectro; Mostrar todos os espectros; - Cálculos matemáticos básicos: Adição/Subtração/Divisão/Multiplicação;- Cálculos matemáticos avançados: Smoothing (nivelamento)/ Derivada de primeira ordem/Derivada de segunda ordem/Derivada de terceira ordem/Derivada de quarta ordem; - Cálculos aditivos: Logaritmo/Recíproco/Transformação Abs -> %T ;
MÓDULO GRÁFICO DO ESPECTRO EM 3D(SOFT.PC):
Combina múltiplos espectros dentro do display 3D. Desta maneira, análises quantitativas de amostras podem ser realizadas através da observação gráfica.
MÓDULO EXPORTAÇÃO DE DADOS (SOFT.PC):
Exportação dos dados medidos e informações sobre instrumento: - Informações: Modelo/Numero de série/Faixa de comprimento de onda/Banda de passagem espectral; - Dados: Microsoft Excel(R) (.xls); Microsoft Word(R) (.doc); Arquivo texto (.csv); Arquivo texto (.txt); Arquivo ASCII (.asc)
MÓDULO ADMINISTRAÇÃO (SOFT.PC):
Esta função cria um controle sistemático do software ou operação do sistema com alguns métodos administrativos. O principal uso e o gerenciamento de múltiplos usuários. Gerenciamento de múltiplos usuários; Segurança do sistema; Registro das atividades (log); Bloqueio do sistema;
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
VELOCIDADE DE VARREDURA:
1400 nm/min
VELOCIDADE DE TROCA DE COMP. DE ONDA:
3600 nm/min
REPETIÇÕES DE LEITURAS CINÉTICAS (VIA PC):
1 a 1000
INTERVALO ENTRE LEITURAS CINÉTICAS (VIA PC):
Intervalo de 0.1 a 86400 segundos.
INTERVALO VARREDURA ESPECTRO:
Intervalo máximo de comprimento de onda para a varredura do espectro ‚ de 5 nm.
QUANTIDADE COMP. ONDA POSSIVEIS:
Na medição fotométrica, 26 comprimentos de ondas são possíveis para medir em um medição para uma amostra.
QUANTIDADE PADROES POR METODO:
24 padrões podem ser inseridos.
CURVA:
4 Modelos.
RESOLUCAO:
0.5 nm.
CONTROLE DE COMPRIMENTO DE ONDA:
0.1 nm.
PRECISAO (EXATIDAO) DE COMPRIMENTO DE ONDA:
±1.0 nm (com correção automática).
REPRODUTIBILIDADE DO COMPRIMENTO DE ONDA:
±0.2 nm.
SISTEMA FOTOMÉTRICO:
Sistema de monitoramento da razão do mono feixe.
TRANSMITANCIA:
0 a 200%T.
PRECISAO (EXATIDAO) FOTOMÉTRICA:
±0.002 Abs (0 a 0.5 Abs).
±0.004 Abs (0.5 a 1.0 Abs).
±0.3% T (0 a 100% T).
REPRODUTIBILIDADE FOTOMÉTRICA:
±0.001 Abs (0 a 0.5 Abs).
±0.002 Abs (0.5 a 1.0 Abs).
±0.15% T (0 a 100% T).
DISPERSÃO DE LUZ (LUZ ESPÚRIA):
<= 0.05% T (340 nm).
RUIDO FOTOMÉTRICO:
0,001A (500 nm), após 30 minutos de aquecimento.
NIVELAMENTO DA LINHA BASE:
±0,002Abs (200 a 1100 nm).
ESTABILIDADE DA LINHA BASE:
0,001 A/h (500nm,0Abs), após 2 horas de aquecimento,).
PORTA DE IMPRESSORA:
Equipada com uma porta paralela padrão centronics para conexão de uma impressora padrão jato de tinta ou laser.
COMPATIBILIDADE IMPRESSORAS:
Equipamento compatível com impressoras jato de tinta e laser HP, paralela, com comandos de impressão PCL. Exemplo: Serie HP600, HP800, HP Laserjet 5L, 6L, 5100, 1100, etc;
PORTA RS 232:
Equipada com uma porta serial RS-232 para comunicação do espectrofotômetro com um microcomputador;
CONDICOES DE OPERAÇÃO:
Para assegurar uma melhor qualidade de trabalho para prolongar o tempo de vida útil do aparelho, e necessário seguir os seguintes requisitos:
TEMPERATURA AMBIENTE:
15°C a 35°C.
UMIDADE RELATIVA:
Menor que 80 %.
SUPERFÍCIE DE TRABALHO:
Estável, plana, sem vibrações;
TENSÃO/FREQUÊNCIA:
95~ 250 Volts, 50/60 Hz
***E recomendado o uso de rede elétrica devidamente aterrada.
DIMENSÕES:
Altura: 225 mm;
Largura: 362 mm;
Profundidade: 476 mm;
PESO:
11 kg;
Modelo: BIO-T6U
MARCA: SPECTROVISION